Nascer do sol, litoral gaúcho. Foto de Leandro Mattos. |
Tenho o hábito de recolher lixo enquanto caminho na praia e desta vez foram dois sacos de batata (encontrados na areia) em uma distância menor que a percorrida entre duas casinhas de salva vidas, isto no primeiro dia. No segundo dia, mais dois sacos de 100 litros, desta vez, que eu mesma havia levado.
O que eu encontrei? Muitos sacos plásticos, muitos mesmo. Sacolas de supermercado, embalagens de diversos produtos, garrafas pet, de vidro, de produtos de limpeza, isopor, tampinhas, canudinhos, fraldas descartáveis e muito mais.
Foto: Carlos Eduardo Vaz. Aves migratórias, Pinhal/RS.
No último dia, me sentindo sozinha diante de quilômetros de extensão do litoral que ainda precisariam ser limpos, e eu ainda nem tinha conseguido limpar a área compreendida pelas tais 2 casinhas de salva vidas, duas situações muito legais aconteceram. Um senhor veio até mim na areia e disse:
- Meus parabéns, é muito difícil ver alguém fazendo isso! Meus vizinhos e eu fazemos mutirões de limpeza na praia vizinha regularmente e também colocamos tonéis de lixo na praia.
Voltei para casa animada, pois mais gente estava nesta comigo! Quando sentei na varanda para relaxar um pouco, porque catar lixo com saco de 100 litros é um exercício e tanto, vejo meu vizinho da frente catando o lixo da nossa rua!!!! Que alegria eu senti. Era como se a natureza estivesse me dando uma injeção de ânimo, me mostrando que sim, fazer a minha parte faz TODA A DIFERENÇA, porque se cada um fizer, MUDA TUDO.
Mude o mundo, comece por você!
Para ajudar você a fazer a sua parte a +O2 preparou uma super promoção para a Semana do Meio Ambiente, saiba mais clicando aqui!
Para ajudar você a fazer a sua parte a +O2 preparou uma super promoção para a Semana do Meio Ambiente, saiba mais clicando aqui!